Esta é a presentación que hai na web da Rede de Renda Básica.
A Renda Básica é um estipêndio pago pelo Estado, como direito de cidadania, a cada membro de pleno direito ou pessoa residente da sociedade, mesmo se não quer trabalhar de forma remunerada, sem tomar em consideração se é rico ou pobre, ou, dito doutra maneira, independentemente de quais possam ser as outras possíveis fontes de renda, e sem importar com quem conviva.
A Rede Renda Básica iniciou a sua actividade a princípios de 2001. Um bom número de pessoas que levavam já uma década promovendo a proposta da Renda Básica, com este ou com outro nome, e pesquisando determinados aspectos da mesma, decidiu constituir a Associação. No artigo 4 de seus Estatutos diz-se que “constituem os fins desta Associação a promoção e difusão de estudos e a pesquisa científica sobre a Renda Básica, para um melhor conhecimento da proposta e de sua viabilidade”. A Rede Renda Básica é seção oficial da organização internacional Basic Income European Network (BIEN) desde a assembléia desta última, realizada em Genebra a 14 de setembro de 2002.
Estas páginas WEB, coordenadas por Daniel Raventós, pretendem ser um instrumento para todas as pessoas e grupos interessados nos fundamentos e defesas académicas, sociais ou políticas da Renda Básica. Também procuram oferecer alguns eventos, iniciativas e discussões relacionados com esta proposta social. Para iniciativas e sugestões de colaboração, envio de documentos, avisos de projectos ou qualquer outro evento relacionado com a Renda Básica, pode contactar-se com Àlex Boso, Sandra González, Francisco Ramos ou Daniel Raventós.